0%

A nossa equipa veterinária informa sobre os cuidados a ter com a água do mar, a areia e o Sol.
Alguns cuidados e precauções que devem ser tidos em consideração:

O mais importante de todos é nunca perder o seu animal de vista, aplicar protetor solar, utilizar coleira/peitoral com trela e levar sacos para os dejetos.

- Animais com pêlo branco ou com mucosas claras são mais suscetíveis aos raios solares. É importante também aplicar em regiões sem pêlo como o focinho, dentro das orelhas e na barriga. Mesmo dias com pouco sol, mas quentes, inspiram cuidado. Ter sombra e brisa é importante para o arrefecimento do corpo do animal. Braquicéfalos [cães de focinho curto e achatado, como boxer, pequinês ou buldogues] têm ainda mais dificuldade para a regulação da temperatura corporal.

- Certificar-se também que os pisos dos calçadões e a própria areia não estejam quentes demais para as suas patinhas, evitando os horários de pico do calor.

- Em contato com a água salgada, é importante tomar cuidado com a humidade residual dentro das orelhas – principalmente as raças com orelhas mais compridas – e a areia que também pode alojar-se no ouvido, proporcionando mais chances de infecções e inflamações. Se o patudo entrar na água do mar, o tutor deve permanecer junto a ele, já que mesmo um cão que sabe nadar pode ser levado por uma corrente mais forte.

- O sal presente na água do mar, se esta for ingerida em excesso, pode levar a quadros de diarreia e desidratação.
É importante que o cão tenha água doce disponível para matar a sede, de maneira que ele não procure a água do mar para se saciar.

- Em relação à areia, uma vez presa ao pêlo a melhor maneira de retirá-la é dando um banho completo.
Outro cuidado imprescindível é, claro, recolher as fezes do cão, sem jamais abandonar o saquinho pelo caminho, fora do caixote do lixo. Muitas pessoas não tomam esse cuidado, que é uma lição básica de cidadania. A areia pode estar contaminada. Um dos principais riscos é a Ancilostomíase, além da Dirofilariose Canina, doença parasitária transmitida por mosquitos.

Procura uma equipa veterinária de confiança? Ligue-nos:

 915 140 695 / 211 992 692